Principais instrumentos cirúrgicos

Descubra quais são os principais instrumentos cirúrgicos

No que tange aos cuidados médicos, desde o princípio ao recorrer a uma consulta médica até ao minucioso instante do procedimento cirúrgico, sabe-se do dever e importância de se zelar pelo bem-estar e segurança dos pacientes e próprios profissionais de saúde envolvidos nas atividades principalmente pela higiene dos principais instrumentos cirúrgicos.

Conhecimento este primordial para a efetivação de um trabalho com excelência quando diz respeito às intervenções cirúrgicas. Isso porque os procedimentos deste nexo envolvem-se em tempos complexos e manobras delicadas, que desta forma exigem a utilização dos instrumentais cirúrgicos corretos, bem como conservação e manuseio.

Embora cada caso tenha sua peculiaridade, deste modo necessitando terem ferramentas que se adequem às exigências. Há alguns entre eles que são considerados “coringas”, ou seja, básico e/ou mais comuns para tais procedimentos. Fazem parte do instrumental básico os engenhos utilizados nos tempos fundamentais como: Diérese, Hemostasia e Síntese.

Os Bisturis

Este é considerado o melhor apetrecho para secção dos tecidos, por sua excelente precisão de corte. Grande parte dos bisturis são cabos destinados a fixação de lâminas, em geral são estes: argônio, bipolar, elétrico e harmônico.


As Tesouras

Mais um dos equipamentos cortantes, são encontrados em formatos curvos ou retos, apresentando lâmina simples ou serrilhada, além de pontas rombas, pontiagudas ou uma combinação entre ambas. Em geral existem quatro tipos de tesouras cirúrgicas: Metzenbaum, Littauer, Mayo e Stevens.


Principais instrumentos cirúrgicos de preensão

As denominadas pinças de dissecção são destinadas a agarrar tecidos e contenção, bem como deter a circulação do sangue por um determinado período tempo. Seu formato é semelhante a uma tesoura, com as pontas curvas ou retas, podendo ainda conter frisos na parte interna.


Principais instrumentos cirúrgicos de exposição

Os afastadores são equipamentos mecânicos usados para afastar os tecidos em prol de evidenciar os planos anatômicos ou órgãos subjacentes. Ademais, existem modelos de simples execução que esta pode ser assumida pelo assistente do cirurgião, mas outros, porém complexos que podem exigir auxílio de outro profissional de saúde para seu uso. Estes podem ser: afastadores dinâmicos, auto – estáticos, Farabeuf, entre outros.

Instrumentos para Síntese

Resumidamente este grupo é responsável pelo processo de fechamento da ferida cirúrgica, composto pelas agulhas de sutura, porta agulhas, uma ênfase nas fitas adesivas de pele, grampos e fios cirúrgicos. Breves exemplos:


Agulhas de sutura;

Responsável por transfixar as partes, são utilizadas para reconstrução.


Porta agulhas;

Utilizado para fixação da agulha durante o processo de satura, este equipamento junto a ponta videa impede qualquer movimento da agulha.


Fitas adesivas de pele;

Dispositivo estéril que substitui as colas cirúrgicas e a satura.

Além de todo conteúdo mencionado anteriormente, temos também presentes nos utensílios básicos para composição da sala cirúrgicas os seguintes itens: Fórceps, focos cirúrgicos, mesa e bandeja, material de anestesia, entre outros complementos chaves.

Sobretudo é conveniente o conhecimento complementar correspondente a feitura de cada instrumentais cirúrgicos citados. De certo, sendo o melhor material para fabricação o Aço Inoxidável, pois apresentam maior durabilidade e versatilidade por sua higienização. Caracterizado pela sua resistência à corrosão atmosférica e ao calor, formada por uma liga metálica composta por ferro.

Caso esteja procurando por instrumentais cirúrgicos, nós da ACF fornecemos o melhor.

Para mais artigos relacionado a instrumental cirúrgico como esse basta clicar aqui!

Precisa de ajuda?