Importância da esterilização dos instrumentais cirúrgicos

Falar em esterilização dos instrumentais cirúrgicos é mais do que um assunto acessório ao mundo da saúde. Na prática, de pouco adiantam as técnicas e tecnologias se não as aplicarmos com materiais adequadamente tratados, que sejam seguros para o uso em pacientes.

Muito além de uma mera exigência legal, esse é um cuidado necessário para proteger a vida das pessoas. As más práticas podem dar oportunidade para que os instrumentos sejam utilizados quando contaminados, gerando danos à saúde que podem ser até mesmo fatais.

Trabalhando diretamente na manutenção de instrumentais cirúrgicos, sabemos que esse é um cuidado necessário. Por isso, elaboramos este breve artigo que traz algumas das informações principais sobre o assunto, e reforça a importância da esterilização!

Além da limpeza e da desinfecção: esterilizar um instrumental cirúrgico é necessário

Trabalhando diretamente na manutenção de instrumentais cirúrgicos, sabemos que esse é um cuidado necessário. Por isso, elaboramos este breve artigo que traz algumas das informações principais sobre o assunto, e reforça a importância da esterilização!

Um aspecto muito importante de ser lembrado a todas as pessoas – sejam da área da saúde ou pacientes – é que esterilização não é sinônimo de limpeza, nem de desinfecção. Desinfetar ou passar algum produto rápido pode contribuir na manutenção de prazo imediato, mas não pode ser utilizado como um substituto da esterilização dos instrumentais cirúrgicos de forma recorrente.

A esterilização é composta de procedimentos específicos que buscam exterminar toda a vida microbiana presente no instrumento. Estima-se que uma esterilização correta conte com apenas uma chance em um milhão de manter algum tipo de vida no instrumento, ou seja: 0,000001%.

Existem formas diferentes de realizar esses procedimentos, a depender do tipo de instrumento e suas restrições. A maneira mais tradicional de esterilização é aquela executada com calor, que atinge temperaturas capazes de eliminar a vida infecciosa.

Principais vantagens da esterilização de instrumentais cirúrgicos

Mesmo tendo sua importância para a saúde dos pacientes reconhecida, é sempre bom elencar algumas vantagens adicionais que a esterilização dos instrumentais cirúrgicos traz para quem os utiliza.

Entre as inúmeras vantagens, consideramos que três delas são essenciais nesta relação:

Certeza de estar de acordo com a legislação local

As normativas que obrigam a esterilização existem para proteger o paciente, e elas são cobradas pelas entidades públicas. Estar em desacordo com estas normativas pode ser motivo suficiente para multas pesadas ou, até mesmo, a interdição temporária do local de trabalho.

Por isso, apostar em esterilização é apostar na segurança da sua atividade a longo prazo. Entre todas as normas e cobranças existentes, a que exige que os instrumentais cirúrgicos estejam impecáveis faz parte daquelas que não merecem críticas. Por isso, a opção mais inteligente é estar de acordo com elas.

As normativas que obrigam a esterilização existem para proteger o paciente, e elas são cobradas pelas entidades públicas. Estar em desacordo com estas normativas pode ser motivo suficiente para multas pesadas ou, até mesmo, a interdição temporária do local de trabalho.

Aumento da vida útil dos materiais

A esterilização dos instrumentais cirúrgicos não é abrasiva e não gera danos ao equipamento. Além disso, é uma excelente oportunidade para conferir se ele está em perfeitas condições, e realizar qualquer reparo necessário para mantê-lo em pleno funcionamento pela maior quantidade de tempo possível.

Em outras palavras, além de proteger os pacientes, você acaba elevando a vida útil dos materiais, garantindo que se valorize como um instrumento de trabalho.

Segurança para pacientes ou clientes, reduzindo os riscos

A segurança para a saúde dos seus pacientes é uma via de mão dupla em que todo mundo ganha. É óbvia a importância de evitar acidentes e infecções no ambiente hospitalar. Trata-se de uma questão ética e de ação correta durante os procedimentos.

Ao mesmo tempo, isso garante que, ao não existirem problemas, o profissional evite dores de cabeça decorrentes de maus procedimentos. Por isso, o resultado imediato da esterilização adequada é a tranquilidade e a segurança de todos os envolvidos.

Lembre-se esterilização de um instrumental cirúrgico não depende do tamanho do negócio!

Você já conhece a importância e as principais vantagens da esterilização dos instrumentais cirúrgicos. Agora resta um único recado final: as infecções e riscos para a saúde não escolhem um local específico para ocorrerem.

É claro que grandes hospitais estão mais suscetíveis ao problema, uma vez que a circulação de pessoas com problemas de saúde é aumentada. Isso não significa que instituições menores e até mesmo consultórios estejam imunes de riscos.

Por isso, a esterilização de instrumentais cirúrgicos é obrigatória para todos os tipos de atividades ligadas à saúde, de qualquer que seja o tamanho da instituição. Realizar esses procedimentos é dever dos profissionais, e fiscalizar e certificar-se da regularidade é direito de todo paciente!

Caso você esteja a procura de uma loja confiável para a compra de de seus instrumentais cirúrgicos, nós da ACF possuímos uma loja online própria, basta clicar no link a seguir: loja.acfinstrumental.com.br

Precisa de ajuda?