Quais são os principais instrumentais cirúrgicos?
Os instrumentais cirúrgicos são muito importantes em qualquer cirurgia, já que é esses materiais que auxiliam o cirurgião na execução dos procedimentos. O instrumental cirúrgico nos tempos atuais é feito cada um com um proposito especifico, são feitos um para cada momento em que o cirurgião no ato de sua profissão se encontra e por isso que quando falamos de um instrumental como uma pinça ou uma tesoura, não estamos falando de uma única e sim de uma gama de variedades.
A maioria dos instrumentais são feitos de aço inoxidável durável ou são descartáveis como no caso de alguns bisturis (lembrando que até os descartáveis tem funções especificas), então agora conheça alguns dos principais instrumentais cirúrgicos:
Cabos de bisturis e lâminas
O bisturi é uma ferramenta muito conhecida por seu alto nível de aparições em series de medicina e por isso sabemos que ele é uma ferramenta de diérese usada para cortes em tecidos orgânicos.
O bisturi ele geralmente vem separado seu cabo e sua lâmina para que seja decidido qual cabo e qual lâmina será utilizada naquele momento. Os cabos são separados em dois números 3 e 4 onde três comportas as lâminas numeradas com a primeira dezena Ex: (nº 10, 1, 12, 15), e 4 comporta as lâminas com a numeração da segunda dezena Ex: (nº 20, 21, 2, 23, 24, 25).
Tesouras
Esses instrumentos geralmente têm bordas afiadas ou pontas para cortar a pele, deixando as mãos livres dando uma maior controle e precisão durante as operações o que garante que a operação seja realizada com sucesso.
Existem muitos tipos de tesouras, algumas maiores outras menores, todas elas se diferenciando uma da outra por algum aspecto. As tesouras são nomeadas com os nomes daqueles que as desenvolveram ou seu local de origem como: Tesoura Mayo, Tesoura Metzenbaum, Tesoura Littauer, Tesoura Stevens.
Um exemplo de como as tesouras podem ser diversificadas sobre seu uso é a Metzenbaum que é usada para fazer o corte de tecidos orgânicos diferente da Tesoura de Mayo que é usada para cortar gases fios e materiais mais grosseiros.
Pinças cirúrgicas
Esse grupo instrumental conhecido como pinças são destinadas ao pinçamento de vasos sanguíneos ou órgãos ocos impedindo que tenha um vazamento e no auxílio de suturas.
Existem as de hemostasia tendo um formato mais alongado para ajudar a compressão de vasos no interior e também existem as atraumáticas usadas para uma hemostasia temporária. Como todos instrumentais cirúrgicos já citados, existem vários modelos de pinças como pinças Kelly, Halstead, Rochester, que são muito usadas por terem um manuseio menos complexo.
Também temos piças anatômicas que são usadas em suturas, tendo as com dentes e as sem dentes, a com dentes pode ser conhecida como pinça dente de rato e a sem dentes é conhecida como pinça anatômica simples usadas para auxiliar em suturas e para o teste de sensibilidade.
Afastadores
Afastadores tem a função de reter ou retrair tecidos ou órgão para que o cirurgião tenha visão da cavidade operatória. Esses afastadores tem dois grupos auto-estáticos e dinâmicos onde o auto-estático é usado na cavidade abdominal e o dinâmico é usado em diversas áreas do corpo. Alguns deles são “auto retidos” que significa que ele fica aberto por conta própria e o outro é o estilo manual que precisão ser abertos a mão.
Caso esteja procurando por instrumentais cirúrgicos, nós da ACF fornecemos o melhor.
Para mais artigos relacionado a instrumental cirúrgico como esse basta clicar aqui!